sexta-feira, 3 de agosto de 2018

GRÁFICOS












Exercícios Complementares


Fórmulas e Atalhos

Fórmulas básicas
As primeiras fórmulas aprendidas na escola são as de adição, subtração, multiplicação e divisão. No Excel não é diferente.
Cálculo
Fórmula
Explicação
Exemplo
Adição
=SOMA(célulaX;célula Y)
Para aplicar a fórmula de soma você precisa, apenas, selecionar as células que estarão envolvidas na adição, incluindo a sequência no campo superior do programa junto com o símbolo de igual (=)
=SOMA(A1;A2).
Dica: Sempre separe a indicação das células com ponto e vírgula (;). Dessa forma, mesmo as que estiverem em localizações distantes serão consideradas na adição
Subtração
=(célulaX-célulaY)
Segue a mesma lógica da adição, mas dessa vez você usa o sinal correspondente a conta que será feita (-) no lugar do ponto e vírgula (;), e retira a palavra “soma” da função
=(A1-A2)
Multiplicação
= (célulaX*célulaY)
Use o asterisco (*) para indicar o símbolo de multiplicação
= (A1*A2)
Divisão
=(célulaX/célulaY)
A divisão se dá com a barra de divisão (/) entre as células e sem palavra antes da função
=(A1/A2)

Fórmulas bastante requisitadas
Outros algoritmos que são bastante importantes nas planilhas são aqueles que mostram valores de média, máxima e mínimo. Mas para usar essas funções, você precisa estabelecer um grupo de células.
Cálculo
Fórmula
Explicação
Exemplo
Média
=MEDIA(célula X:célulaY)
Você deve usar a palavra “media” antes das células indicadas, que são sempre separadas por dois pontos (:) e representam o grupo total que você precisa calcular
=MEDIA(A1:A10)
Máxima
=MAX(célula X:célulaY)
Segue a mesma lógica, mas usa a palavra “max”
=MAX(A1:A10)
Mínima
=MIN(célula X:célulaY)
Dessa vez, use a expressão “min”
=MIN(A1:A10)

Função Se
Essa função trata das condições de valores solicitados. Para que entenda, se você trabalhar em uma loja que precisa saber se os produtos ainda estão no estoque ou precisam de mais unidades, essa é uma excelente ferramenta. Veja por que:

Cálculo
Fórmula
Exemplo
Função Se
=se(célulaX<=0 ; “O que precisa saber 1” ; “o que precisa saber 2”)
=se(B1<=0 ; “a ser enviado” ; “no estoque”)
Essa linguagem diz ao Excel que se o conteúdo da célula B1 é menor ou igual a zero ele deve exibir a mensagem “a ser enviado” na célula que contem a fórmula. Caso o conteúdo seja maior que zero, a mensagem que aparecerá é “no estoque”

Teclas de atalho
Não tem nada que faz você economizar mais tempo do que usar a combinação de teclas do teclado como atalho. E no Excel diversas funções podem ser controladas dessa forma. Abaixo estão as mais requisitadas.
Fórmula
Explicação
CTRL + (
Para visualizar dados que não estão próximos, você pode usar a opção de ocultar células e colunas. Usando esse comando você fará com que as linhas correspondentes à seleção sejam ocultadas.
Para que aquilo que você ocultou reapareça, selecione uma célula da linha anterior e uma da próxima e depois tecle CTRL + SHIFT + (
CTRL + )
Atalho igual ao anterior, mas oculta colunas e não linhas
CTRL + SHIFT + $
Atalho para aplicar a conteúdos monetários o formato de moeda. Ele coloca o símbolo desejado (por exemplo, R$) no número, além de duas casas decimais
CTRL + SHIFT + Asterisco (*)
Para selecionar dados que estão envolta da célula atualmente ativa. Caso existam células vazias no meio dessas informações, elas também serão selecionadas
CTRL + Sinal de adição (+)
Para inserir células, linhas ou colunas no meio dos dados
CTRL + Sinal de subtração (-)
Para excluir células, linhas ou colunas inteiras
CTRL + D
Quando você precisar que todas as células de determinada linha tenham o mesmo valor, use esse comando. Por exemplo: o número 2574 está na célula A1 e você quer que ele se repita até a linha 20. Selecione da célula A1 até a A20 e pressione o comando. Todas as células serão preenchidas com o mesmo número
CTRL + R
Igual ao comando acima, mas para preenchimento de colunas
CTRL + ALT + V
O comando “colar valores” faz com que somente os valores das células copiadas apareçam, sem qualquer formatação
CTRL + PAGE DOWN
Muda para a próxima planilha da sua pasta de trabalho
CTRL + PAGE UP
Similar ao anterior, mas muda para a planilha anterior
CTRL+SHIFT+&
Aplica o contorno às células selecionadas
CTRL+SHIFT+_
Remove o contorno das células selecionadas
CTRL+SHIFT+Sinal de porcentagem (%)
Aplica o formato porcentagem sem casas decimais