Essa é a sigla para “Associação Brasileira de Normas Técnicas”, uma entidade privada, sem fins lucrativos, responsável pela normatização técnica no Brasil. A ABNT existe desde 1940 e tem a função de fornecer a base normativa ao desenvolvimento tecnológico de nosso país.
Ainda que haja reclamações sobre a “burocracia” no formato dos trabalhos, essa padronização estabelece um modelo único de formatação que auxilia na compreensão de TCCs, monografias e demais trabalhos acadêmicos. O mesmo vale para informações na fabricação de produtos, transferência de tecnologia, normas de saúde, segurança e preservação do meio ambiente.
Portanto, quando seu professor pedir que seu trabalho seja formatado “nas Normas da ABNT”, não pense nisso de uma forma negativa. Imagine se cada um formatasse o trabalho do jeito que quisesse...
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Para se ter um melhor aproveitamento dessas regras, vamos antes dar uma olhada em um pequeno glossário com alguns dos termos mais usados nesse processo. Propomos isso porque são palavras e expressões que aparecerão constantemente na formatação, logo é importante conhecê-las.
Glossário com os termos mais encontrados nas normas
Anexo
Os anexos são elementos opcionais, ou seja, são incluídos apenas se o autor achar necessário. Deve ser digitado em letra maiúscula, em negrito e diferenciado dos demais por letras do alfabeto consecutivas. Exemplo: Exemplo: ANEXO A – MANUAL DE PROCEDIMENTOS – 2014.
Anverso da folha de rosto
É a “parte da frente” da folha de rosto.
Apêndice
Elemento opcional que foi elaborado pelo próprio autor do trabalho como forma de complemento. Difere-se dos anexos pelo fato de ser um material elaborado pelo autor, já que a forma de digitação e inclusão é a mesma. Exemplo: APÊNDICE A - Relação de artigos mais lidos do TecMundo.
Capa
Elemento obrigatório para proteção externa do trabalho com informações indispensáveis para sua identificação.
Citação
Menção feita no trabalho, mas que foi elaborada por outro autor e, consequentemente, extraída de outra fonte de informação.
Epígrafe
Citação e autoria que o autor do trabalho ache interessante e que tenha uma relação com o trabalho. As epígrafes, normalmente, são encontradas nas primeiras páginas de um trabalho.
Errata
Lista com folhas e linhas que apresentaram algum erro no trabalho e, logo na sequência, as devidas correções. Normalmente, a errata é um papel avulso entregue com o trabalho impresso.
Folha de rosto
Elemento obrigatório com elementos essenciais para identificação do trabalho.
Glossário
Uma lista em ordem alfabética contendo um termo e sua respectiva definição.
Índice
Relação, que pode ser tanto de palavras quanto frases, ordenadas de acordo com um critério determinado, que localiza e remete o leitor para informações presentes em um texto.
Lista
Enumeração dos elementos presentes em um texto, como siglas, ilustrações, datas etc. A numeração de cada item da lista deve seguir a ordem de ocorrência no trabalho.
Referências
Elemento obrigatório em todos os trabalhos, contendo uma lista de fontes (livros, manuais, sites, CDs, DVDs, mapas etc.) utilizadas e consultadas durante o desenvolvimento do trabalho.
Resumo
Apresentação rápida e clara com os pontos importantes e que serão discutidos/tratados no trabalho como um todo.
Sumário
Enumeração de todos os elementos e seções de um texto, ou seja, todos os títulos e outras partes de um trabalho, com o número da página em que se encontram. A ordem e a grafia devem seguir o mesmo padrão apresentado no desenvolvimento do trabalho.