sexta-feira, 25 de maio de 2018

O que significa ABNT e qual é a sua importância?

Essa é a sigla para “Associação Brasileira de Normas Técnicas”, uma entidade privada, sem fins lucrativos, responsável pela normatização técnica no Brasil. A ABNT existe desde 1940 e tem a função de fornecer a base normativa ao desenvolvimento tecnológico de nosso país.
Ainda que haja reclamações sobre a “burocracia” no formato dos trabalhos, essa padronização estabelece um modelo único de formatação que auxilia na compreensão de TCCs, monografias e demais trabalhos acadêmicos. O mesmo vale para informações na fabricação de produtos, transferência de tecnologia, normas de saúde, segurança e preservação do meio ambiente.
Portanto, quando seu professor pedir que seu trabalho seja formatado “nas Normas da ABNT”, não pense nisso de uma forma negativa. Imagine se cada um formatasse o trabalho do jeito que quisesse...

Para se ter um melhor aproveitamento dessas regras, vamos antes dar uma olhada em um pequeno glossário com alguns dos termos mais usados nesse processo. Propomos isso porque são palavras e expressões que aparecerão constantemente na formatação, logo é importante conhecê-las.

Glossário com os termos mais encontrados nas normas

Anexo

Os anexos são elementos opcionais, ou seja, são incluídos apenas se o autor achar necessário. Deve ser digitado em letra maiúscula, em negrito e diferenciado dos demais por letras do alfabeto consecutivas. Exemplo: Exemplo: ANEXO A – MANUAL DE PROCEDIMENTOS – 2014. 

Anverso da folha de rosto

É a “parte da frente” da folha de rosto.

Apêndice

Elemento opcional que foi elaborado pelo próprio autor do trabalho como forma de complemento. Difere-se dos anexos pelo fato de ser um material elaborado pelo autor, já que a forma de digitação e inclusão é a mesma. Exemplo: APÊNDICE A - Relação de artigos mais lidos do TecMundo.

Capa

Elemento obrigatório para proteção externa do trabalho com informações indispensáveis para sua identificação.

Citação

Menção feita no trabalho, mas que foi elaborada por outro autor e, consequentemente, extraída de outra fonte de informação.

Epígrafe

Citação e autoria que o autor do trabalho ache interessante e que tenha uma relação com o trabalho. As epígrafes, normalmente, são encontradas nas primeiras páginas de um trabalho. 

Errata

Lista com folhas e linhas que apresentaram algum erro no trabalho e, logo na sequência, as devidas correções. Normalmente, a errata é um papel avulso entregue com o trabalho impresso.

Folha de rosto

Elemento obrigatório com elementos essenciais para identificação do trabalho.

Glossário

Uma lista em ordem alfabética contendo um termo e sua respectiva definição.

Índice

Relação, que pode ser tanto de palavras quanto frases, ordenadas de acordo com um critério determinado, que localiza e remete o leitor para informações presentes em um texto.

Lista

Enumeração dos elementos presentes em um texto, como siglas, ilustrações, datas etc. A numeração de cada item da lista deve seguir a ordem de ocorrência no trabalho.

Referências

Elemento obrigatório em todos os trabalhos, contendo uma lista de fontes (livros, manuais, sites, CDs, DVDs, mapas etc.) utilizadas e consultadas durante o desenvolvimento do trabalho. 

Resumo

Apresentação rápida e clara com os pontos importantes e que serão discutidos/tratados no trabalho como um todo. 

Sumário

Enumeração de todos os elementos e seções de um texto, ou seja, todos os títulos e outras partes de um trabalho, com o número da página em que se encontram. A ordem e a grafia devem seguir o mesmo padrão apresentado no desenvolvimento do trabalho.

Normas Básicas de Apresentação de Trabalhos Escolares



As normas abaixo servem, para orientar, facilitar e padronizar a apresentação dos trabalhos escolares dos alunos. No entanto, devo ressaltar que mediante o nível de escolaridade e dos objetivos propostos, as regras – aqui descritas – são básicas, não seguindo rigorosamente as normas estabelecidas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).


Dependendo do tipo e da exigência do trabalho, pode-se solicitar a apresentação da pesquisa sob a forma de cartolina (cartaz); manuscrito (escrito à mão) ou digitado. A forma de apresentação, datilografada, também poderá ser utilizada.





CARTAZ (CARTOLINA)


Regras Básicas: 

  • Não havendo nenhuma exigência por parte do professor, a escolha da cor da cartolina é livre;
  • A cartolina não deve estar amassada;
  • A cartolina não deve ser enfeitada com babados de papel crepom ou outros;
  • Deve-se respeitar as margens (direita e esquerda, superior e inferior) de 1,5 ou 2,0 cm;
  • O trabalho deve apresentar além de texto resumido, figuras ilustrativas e pertinentes ao tema abordado;
  • A cor da caneta do texto e das legendas deve contrastar com a cor da cartolina;
  • O título, o texto e as legendas não devem apresentar rasuras;
  • A letra do texto deve ser legível e bastante visível a certa distância (tamanho de 1 cm);
  • O título devem apresentar letras com tamanho – médio – de 5 cm e com cor diferente do texto;
  • O título deve se encontrar centralizado na parte superior da cartolina;
  • Não se deve separar sílabas em Títulos;
  • As figuras devem ter legendas, escritas em tamanho 0,5 cm e bem abaixo das ilustrações; 
  • As fontes de pesquisas (Bibliografia) devem ser citadas no canto direito inferior da cartolina e, abaixo destas, a identificação do aluno ou grupo (nomes completos), o ano e a turma.

TRABALHOS MANUSCRITOS OU DIGITADOS

Regras Básicas:
  • Não havendo nenhuma exigência por parte do professor, a forma de apresentação do trabalho é livre, podendo ser manuscrito ou digitado;
  • Em qualquer destas formas deve-se respeitar as margens da folha: esquerda e superior em 2,0 cm; direita e inferior em 1,5 cm;
  • É obrigatório o uso de caneta esferográfica (manuscrito) de cor azul ou preta;
  • É obrigatório o uso de tinta (digitado) de cor preta;
  • O uso de caneta ou tinta de outra cor só será permitida no caso de títulos, subtítulos ou palavras-chaves;
  • Os trabalhos manuscritos devem ser apresentados em folhas de papel almaço pautado (com linhas);
  • Os trabalhos digitados devem ser apresentados em folhas de papel Ofício ou A4;
  • Caso haja acesso à Internet para a realização da pesquisa, o aluno NÃO poderá imprimir o texto original na íntegra e anexar ao trabalho. É preciso que se realize – primeiro – uma leitura (análise) e o resumo do mesmo (síntese);
  • Quanto às fontes do trabalho digitado, estas podem ser Times New Roman ou Arial, com tamanho 12 para o texto;
  • O espaçamento “entre linhas” em todo o texto deve ser de 1,5;
  • Para destacar cada Título e/ou Subtítulo deve-se utilizar dois espaços de 1,5 tanto antes quanto depois;
  • Deve-se numerar as folhas à partir da Introdução, na margem inferior ou no fim da página, podendo ser alinhada a direita ou centralizada;
  • Todo trabalho deverá vir grampeado;
  • A estrutura do trabalho deve ser dividida em três partes: a Capa, o Corpo e as Referências Bibliográficas. Cada parte deve apresentar os seguintes elementos obrigatórios:
1. Capa:

Além de proteção externa do trabalho, a capa serve como elemento de identificação.

A capa do trabalho manuscrito deve ser confeccionada em papel almaço sem pauta, enquanto a do trabalho digitado deve ser em folha de papel Ofício ou A4.

Caso o aluno queira ilustrar a capa com desenhos ou figuras, estes devem estar de acordo com o tema, distribuídos de forma adequada, que não afete a configuração da Capa, não devendo exceder duas imagens.

A configuração e os principais elementos a constarem da Capa são: Elementos necessários e obrigatórios:

Parte Superior (centralizado):
- Nome do Estabelecimento de Ensino;
- Nome da Disciplina;
- Nome e Sobrenome do Professor Solicitante.

Parte do meio da folha:
- Título do Trabalho;
- Nome completo do aluno ou dos membros do Grupo;
- № da Chamada;
- № da Turma.

Parte Inferior (centralizado)
- Nome da cidade da Unidade Escolar (acrescentar a sigla do estado);
- O mês e ano da entrega da pesquisa.

2. Corpo do Trabalho: 

O corpo do trabalho deve conter os seguintes elementos: Introdução, Desenvolvimento e Considerações Finais.

Cada elemento integrante do corpo do trabalho deve ser apresentado em folha separada, ou seja, a Introdução em uma folha, o Desenvolvimento em outra, assim como as Considerações Finais.

I. INTRODUÇÃO »» Corresponde à parte inicial do texto do trabalho, tendo como finalidades principais: informar sobre a importância do tema pesquisado, a justificativa de sua escolha e os objetivos do seu estudo.

A palavra INTRODUÇÃO deve vir escrita ou digitada em caixa alta (letras maiúsculas), de forma centralizada ou no lado esquerdo superior.

II. DESENVOLVIMENTO »» Parte principal do trabalho, onde se encontra a explanação do assunto pesquisado. Dependendo da temática abordada, pode-se incluir – nesta parte – o método utilizado.

A palavra DESENVOLVIMENTO deve vir escrita ou digitada em caixa alta, de forma centraliza-da ou no lado esquerdo superior.

2.3 Considerações Finais »» Corresponde à parte final do texto, onde o autor (aluno) expõe as suas conclusões quanto à pesquisa.

As palavras CONSIDERAÇÕES FINAIS devem vir escritas ou digitadas em caixa altas, de forma centralizada ou no lado esquerdo superior.

III. REFERÊNCIAS»» As fontes de pesquisa (livros, artigos, revistas, sites etc.) utilizadas pelo aluno e/ou alunos (grupo) devem constar, em folha separada, na parte das Referências Bibliográficas.

A palavra REFERÊNCIAS deve vir escrita ou digitada em caixa alta, de forma centralizada ou no lado esquerdo superior.

Os elementos principais que devem ser citados são: o Nome do Autor; o Título; o Subtítulo (se houver); a Edição; o Local; a Editora; a Data de Publicação.

O ano da Edição só é citado à partir da segunda edição. Se não houver nenhuma referência acerca desta é porque é a primeira edição.

Exemplos: SANTOS, Milton. O Trabalho do Geógrafo no Terceiro Mundo. São Paulo, Hucited, 1978.

Referências de documentos eletrônicos (exemplo):
AUTOR. Título da obra. Disponível na Internet via www.(endereço on line). Data de acesso.
DANTAS, Tiago. Os efeitos do aquecimento global no Brasil. Disponível na Internet via www.brasilescola.com/geografia/os-efeitos-aquecimento-global-no-brasil.htm. Arquivo capturado em 04 de maio de 2016 (ou Acesso em 04 de maio de 2016).


OBSERVAÇÕES IMPORTANTES:

Deve-se RESPEITAR A DATA DE ENTREGA dos trabalhos, tendo em vista O NÃO RECEBIMENTO do mesmo fora do prazo estabelecido. Exceto nos casos de adiamento da data pelo próprio professor ou em casos específicos (atestado médico);

Todos os aspectos relacionados ao trabalho escolar serão avaliados, a saber:
- O prazo da entrega;
- A apresentação externa (capa);
- A letra (legível);
- As ilustrações;
- O capricho;
- O conteúdo do corpo do trabalho/a pesquisa em si (introdução, conteúdo e a conclusão), a síntese e as fontes bibliográficas.


O trabalho deve ter:

CAPA
PÁGINA DE ROSTO
EPÍGRAFE (opcional)
DEDICATÓRIA (opcional)
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO
DESENVOLVIMENTO
CONCLUSÃO
REFERÊNCIAS
ANEXOS (conforme o caso)

Modelos